• Vereadores
  • Notícias

Vereadores realizam mais uma sessão ordinária

Em pauta três indicações no pequeno expediente, dois projetos de lei, uma Moção de Aplausos e um requerimento no grande expediente

 

Os vereadores camponovenses se reuniram na noite da última segunda-feira, 11, para realizar mais uma sessão ordinária. Em pauta no pequeno expediente a indicação n° 133/2017, de autoria dos Vereadores Milton Soares, Cicero dos Santos, Renata Franco, Dionardo Mendes da Conceição e Wagner Tavares da Cunha,  versando sobre o Poder Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizar serviços de reparo e nivelamento nas sarjetas das ruas e avenidas do Centro e nos bairros; indicação n° 134/2017, de autoria dos Vereadores Márcio do Nascimento, Rosinha Colombo, Wagner Tavares da Cunha, Vanderlei Baioto e Gilberto Vieira de Melo, versando sobre a reforma e manutenção do parque infantil da Praça Odenir Ortolan; indicação n° 135/2017, de autoria dos Vereadores Márcio do Nascimento, Rosinha Colombo, Wagner Tavares da Cunha, Vanderlei Baioto e Gilberto Vieira de Melo, versando sobre a implantação de iluminação pública na pista de caminhada a Avenida Lions Internacional.

 

No grande expediente deu entrada o projeto de lei nº025/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que altera a Lei nº1.130/2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Campo Novo do Parecis; projeto de lei nº026/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre os serviços funerários no Município de Campo Novo do Parecis/MT; moção de aplausos nº023/2017, de autoria do Vereador Milton Soares, dirigida aos Agentes Fiscais de Tributação, Obras e Posturas do Município. Houve ainda o requerimento nº057/2017, de autoria da Vereadora Renata Franco e Vereadores Cicero dos Santos, Milton Soares, Dionardo Mendes da Conceição e Gilberto Vieira de Melo, que requerem ao senhor prefeito, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informações quanto as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do turismo no município, em especial a regionalização e elaboração de um plano municipal.

 

 

Na ordem do dia a discussão única da moção de aplausos nº018/2017, de autoria do Vereador Milton Soares, dirigida aos instrutores de rapel, Ademar Gomes Laurindo e Jessika Rother Borges Gasparini, pelo belo trabalho realizado, fomentando o turismo local; discussão única da moção de aplausos nº 019/2017, de autoria do Vereador Milton Soares, dirigida aos Policiais Militar do Moto Patrulhamento de Campo Novo do Parecis; discussão única da moção de aplausos nº 020/2017, de autoria do Vereador Milton Soares, dirigida à equipe de judô que representou Campo Novo do Parecis na II Etapa Estadual de Judô, realizada em Tangará da Serra/MT, de 07 a 09 de julho últimos; discussão única da moção de aplausos nº021/2017, de autoria do Vereador Milton Soares, dirigida à equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura; discussão única da moção de aplausos nº022/2017, de autoria do Vereador Milton Soares, dirigida à equipe da Defensoria Pública de Campo Novo do Parecis; a primeira discussão do projeto de lei nº 006/2017, de autoria dos Vereadores Cicero dos Santos e Vanderlei Baioto, que dispõe sobre alteração na Lei nº 1.452, de 8 de novembro de 2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições bancárias instalarem biombos, tapumes ou estruturas similares nos locais de atendimento ao público nas agências e postos de atendimento no município de Campo Novo do Parecis-MT.

 

A próxima será realizada no dia 25 de setembro a partir das 18h, desde já toda a comunidade está convidada a participar.

 

 

Equipe vistoria obras de retirada de terras no Piscinão do JP

 
Mesmo não contando com recursos financeiros tanto da esfera federal tão pouco do governo do estado, os trabalhos de construção do piscinão no Jardim das Palmeiras continua em ritmo acelerado. Até o momento foram retirados mais de 17 mil caminhões de terras. 
 
O projeto que visa conter e drenar as águas pluviais que o bairro jardim das palmeiras recebe durante o período chuvoso foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades e vem sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura de Campo Novo.
 
De acordo com o Ernesto Negreti, engenheiro e secretário adjunto da Secid, o projeto foi elaborado para atender de fato a demanda e assegurar que a região não sofra mais com o alagamento. 
 
Para o prefeito Rafael Machado mesmo não estando nos planejamento da nova gestão o ocorrido no início do ano com o alto índice de chuvas obrigou a prefeitura priorizar este trabalho que vem recebendo apoio da população e demais órgãos constituídos.
 
Conforme Wagner Tavares, presidente do Legislativo, esta obra está demandando muitos recursos do município e o Estado e a União precisam ofertar uma contrapartida para auxiliar o município e a Câmara municipal tem esse papel de estar reivindicando e sensibilizando as lideranças em Brasília e em Cuiabá. 
 
Após a visita o deputado Valtenir Pereira voltou a afirmar seu empenho nas cobranças junto aos ministérios para a liberação de recursos federais.
 

Equipe deverá apresentar nova justificativa para projeto dos Gabiões da Sucupira

 
Uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria de Estado das Cidades, Defesa Civil Estadual, acompanhadas pelo deputado federal Valtenir Pereira esteve em visita ao município participando de uma reunião com o prefeito municipal Rafael Machado, vice-prefeito Demis Resende, secretários municipais e os vereadores Wagner Tavares da Cunha, Cícero dos Santos, Gilberto Vieira e Rosinha Colombro, oportunidade em que repassaram a situação do projeto que busca a recuperação do canal e das bacias de contenção das águas pluviais. Após a reunião vistoriaram a situação em que se encontra os gabiões da Sucupira. 
 
O local precisa ser recuperado com urgência pois a cada dia se deteriora ainda mais podendo causar um grande impacto ambiental pois as aguas pluviais de parte da cidade são direcionadas para o canal levando com sigo muito lixo e entulhos que devido à falta de contenção colocam em risco a nascente do Rio Membeca.
 
Conforme o Major Washington, da Defesa Civil Estadual foi elaborado projeto contendo os levantamentos técnicos mais que foram apontados algumas inconsistência que precisam ser refeitas e posteriormente apresentadas novas justificativas para que os recursos sejam liberados.
 
O deputado federal Valtenir Pereira ressaltou que a união de esforços destes órgãos e a elaboração eficiente do projeto garantirá a liberação destes recursos.
 

Agricultura Familiar deverá receber maior atenção em Campo Novo do Parecis

 

A falta de projetos produtivos aliados a ausência de investimentos proporcionam muitas dificuldades aos pequenos produtores do Estado de Mato Grosso. Ao todo são mais de 140 mil propriedades rurais com características de agricultura familiar no estado. Mesmo com esta realidade, 80% dos produtos aqui consumidos vem de outros regiões.


Na busca de reverter esta situação a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) vem visitando os municípios para conhecer as demandas e buscar alternativas para fomentar o setor.


Na tarde deste sábado, 26 de agosto, uma equipe da SEAF, liderada por Suelme Fernandes, secretário da pasta, se reuniram com produtores do Projeto Seis Lagoas, oportunidades que conheceram as dificuldades e os anseios daquela região. A muitos anos teve inicio um projeto de irrigação mas que atualmente encontra-se desativado.


O secretário Suelme foi enfático em apresentar durante a reunião com os produtores os novos desafios do Estado que objetiva a estruturação da agricultura familiar a exemplo do que aconteceu na década de 70 com as grandes propriedades rurais que hoje proporcionam ao Estado uma das suas maiores riquezas em arrecadação e geração de emprego e renda. 


Outro ponto visitado pela equipe foi as instalações do projeto do laticínio no Assentamento Guapirama que ainda encontra-se paralisado. Segundo informações a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico vem realizando estudos e levantamentos para obter um posicionamento sobre o projeto onde o resultado demonstra a necessidade de readequações para o seu funcionamento, exigindo novos investimentos e a implantação da cadeia produtiva do leite.


Finalizando as visitas a comitiva foi até a aldeia indígena Wazari. Na oportunidade puderam conhecer um pouco da cultura indígena e ouvir das lideranças as principais necessidades e demanda daquela comunidade.


O vereador Cícero dos Santos tem destinado atenção ao setor da agricultura familiar e fez o convite ao secretário para que a equipe de profissionais estivesse em Campo Novo com o intuito de conhecer a realidade e as principais demandas do setor.


Para finalizar a visita foi realizado uma reunião nas dependências da Câmara contando com a presença de lideranças municipais membros da SEAF e alguns feirantes.
Para o prefeito Rafael Machado Campo Novo do Parecis é rotulado como um município rico devido a sua potencialidade agrícola mas mesmo com este reconhecimento existem setores que precisam de atenção e investimentos.


O Vereador Marcio do Nascimento afirmou que a visita do secretário foi oportuna pois pode conhecer a realidade do setor e entenderá quando for apresentado as demandas.

 
 

Apresentado veículo adquirido pelo Executivo com recursos economizados pela Câmara Municipal

Na tarde desta sexta-feira, 18 de agosto, foi apresentado aos vereadores a mais nova aquisição da secretaria de saúde. Trata-se de um veículo Van com capacidade para 21 passageiros.
 
 
O veículo foi adquirido com recursos economizados pela Câmara de Vereadores e retornado aos cofres do Município.
 
Trata-se de uma antiga reivindicação da comunidade principalmente porque atenderá os pacientes que necessitam se deslocar a outros municípios como Tangará da Serra ou até mesmo Cuiabá para realizarem seus tratamentos de saúde.
 
O prefeito Rafael Machado aproveitou a oportunidade para reconhecer a atitude do legislativo em valorizar a comunidade.
 
  
 
O secretário de Saúde, Marcos Birck afirmou a intenção da administração em estar renovando a frota de veículos trazendo mais comodidade as pessoas que precisam deste atendimento, além de evitar prejuízos com a manutenção dos antigos veículos que estão sendo utilizados.
 
Para o vereador Milton Soares, trata-se de uma demanda antiga e necessária pois os pacientes que precisam deste serviço poderão ter mais conforto e consequentemente ter melhores resultados nos tratamentos fora do município.
 
O vereador Marcio do Nascimento também destacou a intenção de todos em estar tratando os recursos públicos com respeito.
 
O presidente do Legislativo, vereador Wagner Tavares reafirmou a intenção da mesa diretora da Câmara que prima pelo uso responsável dos recursos repassados a instituição pelo município. Outrossim, agradeceu ao Executivo pelo direcionamento dos recursos economizados pelo Legislativo.
 

Endereço

Localização:

Rua Porto Velho, nº 385 NE Centro
Campo Novo do Parecis, MT
Cep: 78.360-000

Telefone:   (65) 3382 5200
Email:    imprensa@camaracamponovodoparecis.mt.gov.br
Web:    www.camaracamponovodoparecis.mt.gov.br