A expectativa é de que até o final do ano o órgão já esteja atuando de forma efetiva no município e região

Juliana Liz

Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal

Foi recepcionado na Câmara Municipal na tarde da última segunda-feira, 30, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Aristóteles Cadidé que se deslocou até o município para debater com as autoridades municipais a possibilidade de implantação de um Posto móvel da Polícia Rodoviária Federal. Marcaram presença na reunião o prefeito Rafael Machado, os vereadores Wagner Tavares da Cunha – presidente da Câmara Municipal, Márcio Nascimento, Renata Franco, Rosinha Colombo, Dionardo Mendes, Gilberto Vieira e Vanderlei Baioto, os assessores parlamentares dos vereadores Cicero dos Santos e Milton Soares, o Comandante da Cia Independente da Polícia Militar de Campo Novo do Parecis, Tenente Coronel PM Antônio Gilvando de Souza e o Sargento Luke.

Na ocasião Cadidé explicou que a responsabilidade pela região é do Posto localizado em Diamantino, no entanto, a distância tem dificultado uma ação mais efetiva do órgão na região, que devido a pujança econômica, trouxe junto com o progresso diversos problemas sociais e a criminalidade tem destaque nesse aspecto. Cadidé explicou ainda, como a instituição concluiu que a região necessita de uma atuação mais efetiva da Polícia Rodoviária Federal. O superintendente esclareceu ainda, que no momento devido a inúmeros fatores e dentre eles a falta de efetivo, torna-se inviável a concretização de Posto Fixo, mas que com certeza o Posto Móvel trará muito benefícios ao que tange a segurança, fiscalização de trânsito e a repressão à criminalidade de uma forma geral.

O prefeito Rafael Machado, comentou a situação da segurança pública em Campo Novo do Parecis, e sobre a intenção do Executivo Municipal em subsidiar de forma incisiva esse setor e que a viabilização do Posto Móvel da PRF é mais uma das iniciativas que faz parte deste processo. “A solicitação dessa atenção do órgão para com o município foi uma solicitação de Executivo e Legislativo em Brasília há algum tempo. Que por dificuldade orçamentária não foi atendida em um primeiro momento. No entanto, tivemos a grata satisfação de receber hoje o Superintendente Cadidé, que nos apresentou essa opção de Posto Móvel, e sabiamente sugestionando que seja implantado em Campo Novo, devido a localização estratégica. A partir de agora, faremos gestão para que no máximo até final do ano a PRF já esteja atuando”, informou Rafael.

O presidente da Câmara Municipal, Wagner Tavares, destacou a importância da viabilização desse Posto, não somente para Campo Novo do Parecis, mas também para região que atualmente está desguarnecida. “Nossa região necessita dessa atuação da PRF no intuito de coibir a criminalidade crescente, pois o previsão do órgão feito há alguns anos, não atende mais a realidade atual, que tornou-se um entroncamento rodoviário, fazendo de Campo Novo do Parecis a porta de acesso”, defendeu Wagner.