Como parte de cronograma de eventos em comemoração aos 30 anos de Campo Novo do Parecis, foi inaugurada na manhã da último dia 30, a Escola Municipal de Educação Infantil Dolores Maria Backes Funk.
A instituição foi iniciada na gestão anterior que não teve tempo hábil para concluí-la, ficando a cargo do atual governo dar continuidade e concluir a obra. As atividades escolares iniciaram em fevereiro deste ano, e atende atualmente 57 alunos da pré-escola, nos períodos matutino e vespertino.

Os vereadores Wagner Tavares, Cicero dos Santos, Dionardo Mendes e Gilberto Vieira, marcaram presença na solenidade de inauguração e entrega oficial da obra à comunidade. Wagner que no ato representou a Câmara municipal, destacou a importância de mais obra voltada a atender com mais qualidade a educação e da realização de um sonho da homenageada com o nome da Escola, que sempre buscou a realização de uma instituição para atender os alunos da educação infantil.

O prefeito Rafael Machado, se disse emocionado ao entregar uma a escola para a comunidade, salientando que obras voltadas à educação representam muito mais que tijolos empilhados, são a realização de sonhos e a possibilidade de um futuro melhor.

O vereador Dionardo Mendes, lembrou que devido ao crescente aumento populacional do município, investimentos em educação precisa ser constante e que a entrega de mais essa instituição vem ao encontro de atender também as comunidades aos arredores do município.

A escolha do nome da escola é uma homenagem póstuma a Professora Dolores Maria Backes Funk , gaúcha de Cerro Largo – RS, chegou em Mato Grosso em meados de 1986, morando inicialmente onde atualmente é o Distrito de Marechal Rondon. Dona Dolores iniciou suas atividades como professora na rede pública de Campo Novo do Parecis em 1991, e aposentou-se em 2013, continuando a missão de ensinar, ministrando aulas de reforço e auxiliando muitas crianças com dificuldades de aprendizagem. O histórico desta professora e seu convívio muito próximo com a comunidade, é com certeza uma linda escolha, e externa o respeito e a admiração pelo seu trabalho, não só como professora, mas também como cidadã ativa que muito contribuiu para com a comunidade.

Na ocasião foi entregue à comunidade a regularização fundiária, que possibilitará aos moradores do Distrito, por exemplo, a escrituração de suas propriedades.