Vereadores Camponovenses integram comitiva que discute criação de corredor logístico entre Brasil e Bolívia
Os vereadores de Campo Novo do Parecis acompanham uma comitiva formada por integrantes do agronegócio brasileiro e representantes mato-grossenses, que discutem na Bolívia a construção de um corredor logístico. O objetivo da obra é impulsionar a exportação e importação de produtos entre Brasil e Bolívia, contribuindo para o desenvolvimento dos países.
As reuniões iniciaram-se no município de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT e posteriormente a comitiva desloca-se à San Ignacio de Velasco, na Bolívia.
Em vídeo gravado com o vereador Willian Freitas e o presidente Joaquim Equip, o presidente do comitê de fronteiras de Mato Grosso e suplente de senador, José Lacerda, destacou a importância da integração entre os países sul americanos. “Não podemos viver de costas uns para os outros. [...] A infraestrutura de logística e transporte é uma necessidade”.
José Lacerda também pontuou que a logística contribui para a exportação e a redução nos custos dos fretes. “É claro que existe uma resistência de várias economias que estão mais distantes da nossa e que querem impedir. Nós não podemos permitir”, disse o presidente do comitê de fronteiras, ao afirmar que o desenvolvimento econômico brasileiro depende também do desenvolvimento de seus países vizinhos.
Para Campo Novo do Parecis, caso concretizada, essa será mais uma rota para escoamento da produção, fomentando o agronegócio local e estadual. “Campo Novo tem uma participação ativa também em outras, como a hidrovia Tietê-Paraná, Araguia-Tocantins e Tapajós-Teles Pires”, conforme disse José Lacerda.
Integrante da comitiva, o Ministro da Agricultura e Pecuária em exercício no país, Irajá Lacerda, afirmou que o movimento é histórico e tem o objetivo de construir relações e providenciar uma integração entre os países. “Para fomentar o setor do agro, melhorar a logística e reduzir o valor do frete. [...] Os produtores fazem o trabalho da porteira para dentro e agora o Governo precisa fazer o trabalho da porteira para fora. É isso que estamos buscando fazer”, finalizou o Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Chamado de “Corredor Brasil Bolívia”, o projeto visa integrar as fronteiras partindo do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso, com destino ao município de San Ignacio de Velasco, na Bolívia.
Estão presentes nessa comitiva o presidente e vereador da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis, Joaquim Equip e vereadores Willian Freitas, José Marciano, Marcio Nascimento, Beito Machadinho, Jorge Itamar Rodrigues e Fabio Aguiar.