A falta de projetos produtivos aliados a ausência de investimentos proporcionam muitas dificuldades aos pequenos produtores do Estado de Mato Grosso. Ao todo são mais de 140 mil propriedades rurais com características de agricultura familiar no estado. Mesmo com esta realidade, 80% dos produtos aqui consumidos vem de outros regiões.

Na busca de reverter esta situação a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) vem visitando os municípios para conhecer as demandas e buscar alternativas para fomentar o setor.

Na tarde deste sábado, 26 de agosto, uma equipe da SEAF, liderada por Suelme Fernandes, secretário da pasta, se reuniram com produtores do Projeto Seis Lagoas, oportunidades que conheceram as dificuldades e os anseios daquela região. A muitos anos teve inicio um projeto de irrigação mas que atualmente encontra-se desativado.

O secretário Suelme foi enfático em apresentar durante a reunião com os produtores os novos desafios do Estado que objetiva a estruturação da agricultura familiar a exemplo do que aconteceu na década de 70 com as grandes propriedades rurais que hoje proporcionam ao Estado uma das suas maiores riquezas em arrecadação e geração de emprego e renda.

Outro ponto visitado pela equipe foi as instalações do projeto do laticínio no Assentamento Guapirama que ainda encontra-se paralisado. Segundo informações a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico vem realizando estudos e levantamentos para obter um posicionamento sobre o projeto onde o resultado demonstra a necessidade de readequações para o seu funcionamento, exigindo novos investimentos e a implantação da cadeia produtiva do leite.

Finalizando as visitas a comitiva foi até a aldeia indígena Wazari. Na oportunidade puderam conhecer um pouco da cultura indígena e ouvir das lideranças as principais necessidades e demanda daquela comunidade.

O vereador Cícero dos Santos tem destinado atenção ao setor da agricultura familiar e fez o convite ao secretário para que a equipe de profissionais estivesse em Campo Novo com o intuito de conhecer a realidade e as principais demandas do setor.

Para finalizar a visita foi realizado uma reunião nas dependências da Câmara contando com a presença de lideranças municipais membros da SEAF e alguns feirantes.
Para o prefeito Rafael Machado Campo Novo do Parecis é rotulado como um município rico devido a sua potencialidade agrícola mas mesmo com este reconhecimento existem setores que precisam de atenção e investimentos.

O Vereador Marcio do Nascimento afirmou que a visita do secretário foi oportuna pois pode conhecer a realidade do setor e entenderá quando for apresentado as demandas.