Palestra discute segurança pública e implantação da guarda municipal
- Escrito por Assessoria Imprensa
- Publicado em Notícias Vereadores
- 0 comentários
O evento foi realizado na noite da última quinta-feira, 16, na Câmara Municipal com o renomado professor Naldson Ramos Costa
A falta de políticas públicas para combate e repressão a criminalidade tem colocado país e municípios em cenário crítico ao que se refere à segurança pública. O assunto é debate constante e números atuais demonstram que o país assim como o estado está com índices de homicídios muito maiores do que os preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para debater o problema e apresentar uma nova alternativa, o gabinete do vereador Leandro Martins, viabilizou uma palestra com o professor Naldson Ramos da Costa, que dissertou sobre o tema guarda municipal. Na ocasião o professor fez um apanhado sobre a segurança pública no Brasil, uma problemática cada dia mais preocupante. Em seguida, o professor apresentou e dissertou sobre os mecanismos para implementação de uma guarda municipal, informando, por exemplo, que a Lei n° 13.022, de 08 de agosto de 2014, legalizou essa medida, sendo necessária a realização de concurso público para contratação e a capacitação da mesma, sendo que todos os custos ficam a cargo do Governo Municipal, bem como a subordinação da guarda ao chefe do Poder Executivo. “Essa é uma ótima alternativa, no entanto eu sugiro uma discussão mais aprofundada junto à comunidade, visando lhes apresentar os prós e contras dessa medida. Porém, o trabalho que pode ser desenvolvido por uma guarda municipal, com certeza aumenta a sensação de segurança das pessoas”, destacou professor Naldson.
O vereador Leandro Martins, avaliou muito positiva a discussão, dizendo que a palestra do professor Naldson norteou para mais uma possibilidade em relação a segurança pública que deve ser estudada a partir de agora. “Foi muito produtiva essa discussão. Tivemos uma platéia pequena, mas seleta e participativa. A guarda municipal é um mecanismo que pode ser viabilizada pelo município, então é uma ação que podemos fazer paralela aos investimentos do Estado no que diz respeito a efetivo policial, tendo em vista a grande deficiência do setor atualmente”, salientou.
O vereador Dionardo Mendes, presidente da Câmara Municipal, fez coro a fala da vice-prefeita Edlamá Batista Marques, e argumentou ser uma ótima opção, mas que precisa ser estudada, devido o investimento ficar todo a cargo do município. “A discussão foi bastante produtiva, mas precisa de avaliação prévia devido ao montante dos recursos que precisa para que seja viabilizada, sendo necessário planejamento de orçamento”, finalizou.
Mais recentes de Assessoria Imprensa
- Deputado Zé Carlos do Pátio busca recursos para manter hospital de Campo Novo do Parecis
- Entrega de Títulos de Cidadão Camponovense
- Solenidade de entrega de Moções de Aplausos - Associação Italiana
- I Fórum Regional de Vereadores
- Vereadores concedem Moções de Aplausos a órgãos e personalidade do município