Vereador Fábio Aguiar acompanha formação de indígenas como agentes ambientais voluntários

A atenção com os riscos de incêndio no período mais seco do ano é redobrada em Campo Novo do Parecis. Para contribuir com a prevenção, auxiliar no combate e fornecer a capacitação adequada para os povos da região, o Grupo de Operações Ambientais (GOA) trouxe ao município um novo projeto.
Desenvolvido por militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, o instituto não governamental contou com a parceria da Câmara Municipal de Vereadores, Associação Indígena Waymare, Cooperativa Indígena Coopihanama e da Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional do Índio (Funai).
A formação aconteceu na Aldeia Chapada azul, durante os dias 17, 18 e 19, com o objetivo de capacitar cerca de 70 alunos como agentes ambientais voluntários, preocupados com a preservação da região.
O vereador e apoiador do curso, Fábio Aguiar, acompanhou o início das atividades. “É extremamente importante para agregar e sustentar o município principalmente nesse período de seca e início da fase de queimadas”, finalizou.
Na ocasião, o Tenente Coronel BM Marcio Paulo da Silva afirmou que a intenção das atividades não é alterar a conduta e a cultura indígena, mas trocar experiências e conhecimentos para tornar a comunidade ambientalmente mais ativa.
O diretor da Cadeia Pública Municipal, Edvano Trindade, também acompanhou o curso.