Audiência Pública discute futuro da Escola Ciclada Grande parte de pais, alunos e profissionais da educação não concordam com o sistema implantado

Discutir o método das escolas cicladas, sistema implantado em Mato Grosso é o principal objetivo das audiências públicas que vem sendo realizadas pela Assembleia Legislativa nos polos regionais do estado. Uma proposta do deputado Wilson Santos.
Na última sexta-feira, Tangará da Serra sediou a audiência que contou com a participaçãode profissionais da educação, pais, alunos e representantes políticos da região, como o deputado Saturnino Massom. Campo Novo do Parecis foi representado pelo presidente da Câmara Vereador Clovis de Paula e vereador Gilberto Vieira de Melo.

Na oportunidade os participantes puderam expor suas opiniões sobre este sistema que segundo muitos foi mal conduzido no Estado, prejudicando o desempenho do ensino médio, um dos piores do Centro- Oeste e deu sinais de que o sistema está ultrapassado.
Para o deputado Wilson Santos esta é uma das raras oportunidades que a sociedade tem de se manifestar e ser ouvida. “Diferente de outros debates aqui tivemos a participação de alunos colocando suas indignações quanto a Escola Ciclada. Grande parte dos alunos se diz injustiçado pois estudam e se dedicam para apreender e passarem de série enquanto outros simplesmente são promovidos e passam de ciclo ou de série”, disse Santos.

De acordo com Saturnino Massom após ouvir a comunidade as propostas serão encaminhadas ao Governo do Estado que deverá analisar e ter subsídios sobre este sistema se é ou não conveniente para a comunidade escolar. “Não cabe nos dias atuais atender demanda do governo quanto a alcançar índices precisamos sim analisar como nossas crianças estão sendo preparadas para o futuro”, afirmou Massom.
Mesmo não sendo o ponto principal da audiência, a falta de investimentos na educação foi amplamente cobrado pelos participantes. Durante sua manifestação, o presidente da Câmara, Clovis de Paula, que vem participando dos debates inclusive na elaboração do Plano Municipal de Educação, afirmou que a insatisfação de pais, alunos e profissionais está ligado a falta de condições adequadas ofertadas aos educadores para que possam colocar em pleno funcionamento e alcançar os objetivos deste sistema. “Os profissionais não receberam as orientações e estruturas para desenvolver este método. Precisamos enquanto legisladores cobrar das autoridades os investimentos que a educação necessita envolvendo, estrutura, motivação, garantia a qualificação entre outros suportes aos profissionais”, expôs Clovis que aproveitou para parabenizar a iniciativa do deputado Wilson Santos em abrir este debate.